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Arquitetos: JVA
- Área: 110 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Nils Petter Dale
Descrição enviada pela equipe de projeto. A administração de vias públicas da Noruega foi encarregada pelo Parlamento Norueguês para desenvolver as Rotas Turísticas Nacionais, que consistem em 18 trechos selecionados de estradas que passam por belas e variadas paisagens do país. O objetivo é transformar a Noruega em um destino mais atrativo para os turistas por meio da melhora na experiência da magnífica paisagem natural ocupada com arquitetura de destaque.
Jarmund / Vigsnæs Architects foi o escritório encarregado de desenvolver o destino em Steinsdalsfossen, Hardanger. Exuberante vegetação, cascatas, montanhas e geleiras na área vêm atraindo turistas há mais de cem anos.
O projeto consiste em uma área de estacionamento com um centro de informações turísticas e um centro de sanitários, além de um caminho que conduz à atração principal, a Cascata Steinsdalfossen.
A área de estacionamento e as instalações turísticas encontram-se do outro lado do rio, ao longo da curva de uma estrada. O projeto busca integrar-se à paisagem, enquanto conecta as instalações de estacionamento e turísticas à cascata. O projeto dirige, simultaneamente, as vistas à cascata e proporciona uma barreira em relação à estrada.
Uma parede inclinada de concreto foi introduzida para mediar a diferença de níveis entre a estrada e a área de estacionamento. Esta parede transforma-se na coluna vertebral do projeto, já que segue a curva da estrada, por um lado, enquanto funciona como elemento estruturador para a conformação dos edifícios no outro.
Os edifícios dos sanitários e informações turísticas foram esculpidos nos volumes de concreto conectados fisicamente à parede atras de espaços externos cobertos. A medida que os volumes se separam pouco a pouco na parede, torcendo-se e apontando para a escada, refletem, ao mesmo tempo, o movimento da estrada e a visão estática da cascata.
Internamente, esta torção permite ao edifício de informações turísticas estar focado em uma visão demarcada da cascata através de uma grande janela. Externamente, a torção cria um portal entre a área de estacionamento e a rampa de grama verde que leva os turistas à cascata, assim como foca os pontos de vista da área de descanso à cascata.
O concreto é o material principal nesse projeto. Sua utilização in loco permitiu que os volumes esculpidos fosse construídos de tal forma que não se nota a diferença entre as paredes e lajes de cobertura, dando ao projeto uma forma coerente. Além disso, o concreto recebeu uma pigmentação que contém dióxido de cromo, resultando em uma superfície verde.
Esta cor verde conecta o edifício com a paisagem, dominada pelos campos verdes e a vegetação, assim como pela cor verde quase fluorescente do rio e a cascata na primavera. As fôrmas de concreto foram feitas com tábuas grossas, o que confere aos volumes uma textura rugosa e uniforme no exterior das paredes e cobertura. Apesar disso, as paredes e a cobertura que faceiam as áreas cobertas receberam uma superfície lisa.
As áreas para pedestres ao redor do espaço de descanso e informação turística, assim como o caminho que conduz ao final da cascata são de concreto cinza escovado com formas angulares. O concreto cinza é demarcado e subdividido por tiras de aço corten.
O projeto tem como objetivo oferecer, não apenas um descanso prático para a vida na estrada, mas também uma experiência dramática da natureza onde a arquitetura permite novas formas de ver e entender a paisagem.
Originalmente publicado em Maio 19, 2016.